Colheita de Trigo no RS atinge 89% da área cultivada

Houve redução na produtividade de trigo, aveia branca, cevada e canola devido a fenômenos climáticos adversos

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul atingiu 89% da área cultivada, que é de 1.516.236 hectares, com uma produtividade atual estimada em 2.164 kg/ha, abaixo da esperada (3.021 kg/ha), uma redução de 28,38% devido principalmente aos efeitos do fenômeno El Niño.

Os dados são do Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (16) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR),

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, 95% das lavouras de trigo já foram colhidas, com uma quebra de produtividade de 20%. Em São Borja, a colheita está praticamente encerrada.

A colheita de aveia branca está em finalização, com uma produtividade atual estimada em 1.992 kg/ha, uma diminuição de 14,88% devido a fenômenos climáticos adversos.

A colheita de cevada foi tecnicamente encerrada, com uma produtividade de 2.667 kg/ha, uma redução de 15,17% devido à qualidade baixa do produto.

A colheita de canola está chegando ao fim, com uma produtividade de 1.594 kg/ha, uma redução de 2,34% devido às chuvas excessivas registradas em setembro e outubro.

As condições climáticas de tempo seco intercaladas por chuvas condicionaram o avanço do plantio de soja, que atingiu 22% da área cultivada no RS.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar, os produtores armazenaram os grãos em suas propriedades para suplementação animal, uma vez que não há cotação disponível no mercado local para comercialização.