Amamentação no Distrito Federal supera média nacional

Dados mostram que 66,2% dos bebês de até 6 meses no DF se alimentam só de leite materno; a média brasileira é de 45,7%

O Distrito Federal superou a média nacional de amamentação, com 66,2% dos bebês de até seis meses se alimentando exclusivamente de leite materno, quase 20 pontos percentuais acima da média brasileira (45,7%).

Além disso, 66% das crianças entre 6 e 24 meses ainda estavam em amamentação continuada, acima da média brasileira de 43,6%. Os dados são do boletim informativo Estado Nutricional e Consumo Alimentar no Distrito Federal.

O estudo foi baseado em dados coletados pelo sistema informatizado e-SUS, que registra o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs). A pesquisa analisa as informações referentes ao período de 2022.

Segundo Carolina Gama, gerente de Serviços de Nutrição da SES-DF, o boletim anual traz todos os dados dos pacientes acompanhados pela Atenção Primária, com informações sobre consumo alimentar.

De acordo com governo, o bom resultado do DF é reflexo do trabalho realizado na rede pública de Saúde, que oferece assistência às mães durante o pré-natal, parto e pós-parto nos hospitais e UBSs.

A capital possui a Casa de Parto de São Sebastião e mais nove hospitais certificados com o selo Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde aos locais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno instituídos pela Unicef e pela OMS. Além disso, existem 14 bancos de leite humano e sete postos de coleta.