Drama de quem luta contra a Saúde no DF

Leitor enfrenta dificuldade para vencer sistema ruim de saúde

O drama de quem luta contra o câncer vai muito além de vencer a doença. É preciso força e paciência para superar também as deficiências do Estado. Leitor do Diário do Poder, o professor Francisco de Paula Lima Júnior sofre com a doença da mulher, que está com câncer de mama, mas o descaso do sistema público de saúde no Distrito Federal no auxílio ao tratamento é o que mais o incomoda.

Na semana passada, Francisco levou a mulher para o Hospital de Base do Distrito Federal, onde recebe o tratamento há quase um ano. Lá, após duas horas de espera, foi informado de que os pacientes seriam atendidos no Hospital Regional de Taguatinga. Chegando lá, Francisco teve a surpresa de que o trâmite burocrático levaria uma semana. Mas apesar de toda a burocracia, a surpresa mesmo foi ao buscar o remédio.

Sem medicamento suficiente para todos os pacientes, o atendente sugeriu que a mulher reduzisse por conta própria a dose do medicamento a fim de ter remédio durar todo o tratamento. ?A sugestão que o atendente, que não é médico, deu cinicamente à minha esposa, foi a de que ela tomasse apenas um e não dois comprimidos por dia, como determinou o médico, acredita??, indagada inconformado.

A Secretaria de Saúde informou que problema de entrega de medicamentos já foi resolvido. ?O estoque do Contraste (medicamento para o tratamento) estava baixo no HBDF na semana passada e, por isso, foi providenciado um remanejamento de outras unidades que continham o remédio?. A Secretaria de Saúde informa que normalizou a entrega de medicamentos por meio de uma compra emergencial.