Donos de loterias protestam contra licitações

Lotéricos ressaltam que têm permissão assegurada por lei

Manifestantes da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot) estão na Praça dos Três Poderes desde às 11h45 da manhã desta quinta-feira (3). Os donos de loterias ocupam duas faixas da Esplanada dos Ministérios, se deslocando para a frente do Palácio do Planalto. Depois o grupo vai para a sede da Caixa Econômica Federal.

Os lotéricos estão protestando contra a Caixa Econômica Federal por causa da licitação das empresas lotéricas. O assunto está sendo debatido em audiência pública na Câmara dos Deputados. Em um comunicado a Federação alega que a Caixa Econômica “Quer de forma arbitrária tomar 6.104 lotéricas no país”.

No mês de agosto a CEF publicou a relação das primeiras 500 lotéricas que devem ser alvo de licitação. Os lotéricos ressaltam que a permissão está assegurada pela lei promulgada 12.869/93 de 15 outubro de 2013.

O presidente do Sindicato dos Comissários e Consgnatérios do Estado de São Paulo (Sincoesp)  Jodismar Amaro,  que também é o vice-presidente da Febralo e o presidente Roger Benac vão se reunir com Aroldo Cedraz, presidente do TCU, às 15h30. A intenção é obter um acordo e um pedido de interrupção do processo. 

De acordo com a assessoria de imprensa os deputados demonstraram apoio unânime aos donos de loterias, sendo assim o objetivo de conquistar o apoio do legislativo está muito perto de ser atingido. 

De acordo com a Polícia Militar participaram da manifestação 2000 lotéricos, já nos cálculos da Assessoria de Imprensa da Febralot foram 3000 na manifestação e 400 lotéricos no plenário.