‘Buraco do Tatu’ reabre com Marco Zero sinalizado

O Marco Zero estava sob a pista que atravessa o "Buraco do Tatu"

O desenho de Lucio Costa indica, no chão, onde está o Marco Zero.

O conhecido “Buraco do Tatu”, passagem sob viaduto da rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, será reaberto nesta quinta-feira (1º) por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) a  partir das 9h30 com uma novidade importante. Para além da a recuperação dessa importante ligação dos eixos Norte e Sul, os motoristas poderão observar no dia-a-dia o Marco Zero, que foi redescoberto durante as obras.

O Departamento de  Estradas e  Rodagens  (DER) escolheu destacar o Marco Zero no meio ao traçado do “avião” que  inspirou o projeto urbanístico  de Lúcio Costa, com asas  e corpo principal, dentro de um quadrado branco, como se uma moldura. Na parede próxima da  passagem subterrânea, uma placa mostra o desenho ampliado do traçado Brasília.

O Marco Zero havia se perdido ao longo do tempo, sob  sucessivas capas de  asfalto, e somente  foi redescoberto durante as obras do Buraco do Tatu.

Na reforma, foram abertas as juntas de dilatação e trocado todo o concreto das pistas. Além disso, também foram trocadas as sinalizações verticais e horizontais, e as paredes foram limpas.

O Marco Zero simboliza o início oficial da capital do país, de onde saíram as primeiras marcações de topografia e engenharia de Brasília.