Taxa de desemprego aumenta para 19,2% no Distrito Federal

Resultado foi registrado mesmo com a criação de oito mil postos de trabalho em abril

A taxa de desemprego no Distrito Federal passou de 18,9% em março para 19,2% em abril, segundo a a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), divulgada nesta quarta (30). A estimativa de desempregados na capital é de 315 mil pessoas para o mês passado.

A pesquisa aponta para uma variação negativa nos setor de administração pública, que apresentou redução de 2,2%. Os setores privados e o público também registraram queda, de 0,2% e 1%, respectivamente. O número de empregados domésticos caiu 2,4% no mês de abril.

Em contrapartida, o setor do comércio apresentou crescimento de 1,3%; assim como o de serviços, que registrou alta de 0,4%. Segundo a pesquisa da Codeplan, no Distrito Federal, foram criados oito mil postos de trabalho em abril. Na capital, mais de 1,3 milhões de pessoas estão inseridas no mercado de trabalho.

Nos últimos 12 meses

Na acumulado de 12 meses — de abril do ano passado a abril de 2018 — a taxa de desemprego passou de 20,5% para 19,2%, o que representa a entrada de 21 mil pessoas no mercado de trabalho.

O resultado foi motivado pela criação de 23 mil postos de trabalho no Distrito Federal. Só no setor de serviços, foram empregadas 18 mil pessoas nos últimos 12 meses. O comércio foi responsável pela geração de oito mil postos de trabalho, enquanto a adminsitração pública aumentou o número de ocupações em oito mil pessoas.