Novacap começa a retirar pinheiros do Parque da Cidade

As árvores serão substituídas por espécies nativas do Cerrado

Equipes da Novacap já estão trabalhando na retirada dos pinheiros no bosque localizado entre os estacionamentos 4 e 5 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

A área foi isolada para garantir a segurança dos frequentadores do parque. As remoções ocorrem na área próxima ao restaurante Gibão e na lateral da Hípica.

Os 1.628 pinheiros, serão substituídos por árvores do Cerrado, como Sibipiruna, Apuí, Abricó-de-macaco, Unha-de-vaca e Juá. 

Em média, essas espécies atingem 20 metros de altura e por isso foram escolhidas para que a região dos bosques seja preservada. De acordo com especialistas, a partir do quarto ano de plantio, o local voltará a ter sombreamento., atingindo o ápice a partir de dez anos.

Objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é retomar o projeto original do paisagista Roberto Burle Marx. Os pinheiros do local têm mais de 40 anos.

Em maio do ano passado, um pinheiro de 20 metros caiu e atingiu duas pessoas. A árvore caiu na cabeça de um adolescente de 15 anos que teve parada cardiorrespiratória e foi reanimado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), uma senhora também foi atingida e teve a perna fraturada.