Quadra modelo de Brasília, 308 Sul é roteiro da Live Tour da Secretaria de Turismo

Visita realizada com guia de turismo foi acompanhada por internautas de vários países

Projeto urbanístico de Lucio Costa, paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, Igrejinha e Escola Parque de Oscar Niemeyer. Uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo que reúne num só endereço a assinatura dos homens que tornaram Brasília única. A Live Tour de hoje (20) levou brasilienses e moradores de outros estados e países para um passeio pela quadra modelo, a superquadra sul 308, em um dia com céu azul e ipês floridos.

Fundada em 1962, a quadra segue todos os padrões imaginados no plano original e tem a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos moradores. A ideia era reunir, nas proximidades, os serviços necessários à comunidade local. O modelo original é o conjunto que reúne as quadras SQS 107, 108, 307 e 308, um verdadeiro sítio histórico onde é possível percorrer a superquadra modelo, a Igrejinha, o Cine Brasília, o Clube Vizinhança, a biblioteca, as escolas e o Espaço Cultural Renato Russo. Com a sua funcionalidade e beleza, a superquadra modelo é um verdadeiro ícone da cidade.

O guia de turismo Lucio Montiel conduziu a visita, que começou na tradicional Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Igrejinha. Foi projetada por Oscar Niemeyer em 1958, e seu inusitado formato foi inspirado em um chapéu de freira. A fachada da Igrejinha exibe a mais conhecida obra de Athos Bulcão, o painel de azulejos que simboliza a pomba do Espírito Santo descendo à Terra e a Estrela da Natividade. O interior do templo é revestido por ilustrações do renomado artista plástico local Francisco Galeno. Devido à sua importância histórica e arquitetônica, a Igrejinha foi tombada em 2007 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

“É fantástico poder mostrar Brasília e os seus encantos. É importante mostrar como as pessoas vivem a cidade, os seus moradores. A ideia é sair do eixo monumental e ir para a escala residencial”, reforçou Lucio.

Em seguida, o bloco “B” da 308 Sul foi apresentado como um exemplo da influência da arquitetura modernista. Lucio Costa aplicou os princípios básicos do movimento, como a faixada do prédio limpa, com vidros e elemento coloridos. A parte de trás dos prédios são ocupados pelos charmosos cobogós. E, claro, os famosos pilotis – outra grande marca registrada da arquitetura modernista e tradicionais em Brasília, fizeram parte do tour. Os prédios são dos arquitetos Sérgio Rocha e Marcelo Campelo, que fez também os azulejos.

A Escola Parque e Escola Classe também compõe a quadra residencial com o intuito de oferecer o modelo de ensino integral pensado por Anísio Teixeira. Ao lado, fica o Parque do Serpentário, projeto por Burle Marx. A quadra ainda conta com o jardim de infância, que recebeu a visita da rainha Elizabeth II do Reino Unido, em 1968.

Outro componente importante é o espelho-d’água com carpas ornamentais, que compõe o paisagismo projeto por Burle Marx. “É um ponto comunitário da quadra e é o ponto mais visitado. Aqui é a única quadra residencial que possui um lago como esse”, explicou Lucio. Outro ponto importante é o Parque dos Cogumelos, também projeto por Burle Marx, é repleto de árvores. “Esse espaço marcou gerações. Muitas crianças vêm subir nas árvores para se divertirem. Temos uma qualidade de vida muito alta. A proposta de Lucio Costa deu certo e criou esse estilo de vida”, complementou o guia de turismo. O passeio ainda parou na Banca de jornal do Seu Lorival, o primeiro jornaleiro da cidade, localizada na quadra que fica ao lado, na 108 Sul.

“O projeto Live Tour Brasília ressignifica os pontos turísticos e a história da nossa cidade. Além disso, promove o trabalhos dos guias de turismo, profissionais que merecem todo o nosso reconhecimento”, conclui a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Para o prefeito da 308 sul, Fernando Bassit Lameiro da Costa, a quadra modelo não poderia ficar de fora da websérie da Setur. “Nos orgulhamos da conversão do patrimônio contido na quadra. Seu valor cultural e potencial turístico são imensos. É preciso preservar esse patrimônio”, disse.

“Achei interessante a inovação de mostrar a cidade através de um órgão do governo de uma forma tão direta. Fiquei muito empolgado com a proposta. Como representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF vemos como algo muito benéfica, estamos mostrando a cidade e o espaço público”, disse Daniel Mangabeira, que acompanhou a live pelo Instagram. (Secretaria de Turismo)