Polícia Civil do Distrito Federal deflagra a 2ª fase da Operação Conto do Vigário

Objetivo é investigar fraudes em contratos e convênios da Secretaria de Políticas para Criança

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por meio da Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor)  deflagrou nesta quarta-feira (22), a 2ª fase da Operação Conto do Vigário.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em residências e empresas vinculadas aos investigados. Ninguém foi preso.

Objetivo da ação é investigar se houve fraudes em contratos e convênios firmados na Secretaria de Estado de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (Secriança-DF) com dois institutos sem fins lucrativos, Instituto Brasília para o Bem Estar do Servidor Público (Ibesp) e Instituto Terra Utópica (ITU).

Há suspeita de estelionato, associação criminosa e peculato. As seis parcerias públicas analisadas representam um aporte total de recursos públicos da ordem de R$ 5,9 milhões.

De acordo com os contratos firmados, os alunos da rede pública deveriam ter acesso a concursos de redação, livros e revistas e apresentações literárias, com contadores de histórias . Entretanto, não existem provas de que esses serviços foram prestados.

A investigação demonstrou a possibilidade de que o grupo investigado tenha atuado sistemática e permanentemente no período compreendido entre os anos de 2014 e 2018, podendo ter estendido as suas atividades ilícitas sob outras parcerias públicas, ainda fora do espectro da presente investigação.

Até o momento, os indícios colhidos na investigação denotam fundadas suspeitas de que as mencionadas parcerias teriam sido firmadas para atender a interesses de um grupo cujo objetivo seria lesar o erário por meio da apropriação de verbas públicas.

As verbas empregadas nessas parcerias são originárias de emendas parlamentares. Dentre os suspeitos estão pessoas que, à época, ocupavam cargos importantes na Secriança e na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e também empresários.

Os investigados, caso comprovadas suas condutas, serão responsabilizados pelos crimes de associação ou organização criminosa, peculato, falsificação de documentos, como notas fiscais, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e fraude processual.

Primeira fase

A 1ª fase da Operação Conto do Vigário, foi deflagrada em dezembro de 2018.