Jofran Frejat desiste mais uma vez de concorrer ao governo do Distrito Federal

Ex-secretário de Saúde liderava com folga a disputa pelo Buriti; decisão deve ser definitiva

O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) desistiu mais uma vez de concorrer ao governo do Distrito Federal. Na última semana, o médico havia anunciado sua saída da disputa, mas logo voltou atrás depois de uma multidão se reunir em frente à sua casa para pedir pela retomada da campanha.

A decisão desta terça (24) — anunciada após uma reunião entre o ex-secretário e o presidente do PR, Valdemar Costa Neto — deve ser definitiva, conforme adiantado pelo Diário do Poder.

Os partidos que apoiavam Frejat eram PR, PP, MDB e DEM, que agora terão que decidir quem apoiar para o governo do Distrito Federal. As siglas se reúnem em suas convenções partidárias na próxima semana, no dia 4 de agosto.

Frejat liderava com folga a disputa pelo Buriti: ele aparecia com 25,4% nas pesquisas de intenção de voto. Em segundo, com 11,5%, aparece o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que pode ficar fora do 2º turno porque 69,6% dos eleitores afirmam que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em terceiro está Eliana Pedrosa (Pros), com 9,8%. Dos entrevistados, 22,6% não votariam em nenhum dos candidatos.

“Diabo verde”

A crise na campanha de Frejat envolveu até um “diabo verde”. Na última semana, o médico aceitou voltar à disputa “desde que o Diabo Verde não interfira”, uma referência ao ex-governador do DF José Roberto Arruda. Ele tentou escolher seu vice e até assumiu compromissos em seu nome. “Não vou vender a alma ao diabo, nem admitir partilha de cargos”, insistiu Frejat.