Ônibus elétricos começam a circular a partir da Rodoviária do Plano
Doze veículos já operam em quatro linhas e marcam o início da implantação da frota de 90 ônibus elétricos adquirida pelo GDF

Os primeiros ônibus elétricos do transporte público do Distrito Federal começaram a operar nesta quarta-feira (24). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) liberou 12 dos 90 veículos adquiridos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com partida da Rodoviária do Plano Piloto.
Antes de entrarem em operação, os veículos passaram pelos processos de cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação dos validadores do STPC.
Nesta fase inicial, os ônibus atendem quatro linhas:
- 109.3, que liga a Rodoviária do Plano à Esplanada dos Ministérios, Setor de Autarquias Sul e Pátio Brasil;
- 109.4, com destino à Esplanada dos Ministérios;
- 108.5, que segue até a Rodoferroviária passando pelo Setor Militar Urbano;
- 0.110, que atende estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e demais passageiros da região.
Segundo a secretária de Transporte e Mobilidade, Sandra Holanda, a liberação dos veículos ocorrerá de forma gradual até que toda a frota esteja em circulação. As quatro linhas contempladas nesta etapa transportam cerca de 25 mil passageiros por dia.
“A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu compromisso com a descarbonização, a mobilidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, afirmou a secretária.
Os 90 ônibus foram importados da China pela empresa Piracicabana e integram o processo de transição energética do transporte coletivo do DF. Quando toda a frota estiver em operação, a expectativa é beneficiar 70 mil passageiros com cerca de 281 viagens diárias.
Os veículos possuem ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade para pessoas com deficiência e sistema de monitoramento por câmeras. Além disso, operam com baixo nível de ruído, contribuindo para a redução da poluição sonora.
De acordo com o GDF, a frota completa evitará a emissão de cerca de 615 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por mês, equivalente ao plantio de 120 mil árvores por ano.