Alunos da rede pública do DF começam a receber uniformes para 2025

Até o momento, já foram distribuídas mais de um milhão de peças; todas as 669 escolas da rede pública serão contempladas

A distribuição dos uniformes escolares para estudantes da rede pública do Distrito Federal já está em pleno andamento – mais de um milhão de peças foram entregues até o momento. Nesta quinta-feira (16), o Centro Educacional (CED) 11, em Ceilândia, distribuiu cerca de mil kits para alunos do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O investimento total da Secretaria de Educação (SEEDF) na aquisição dos uniformes foi de R$ 48.639.473. Cada kit inclui duas camisas normais, duas regatas, uma bermuda, uma calça e um casaco – todas as 669 escolas da rede pública serão contempladas.

De acordo com Fernanda Mateus, subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais, o envio está sendo realizado regularmente pelas empresas contratadas. “Por isso, pais e responsáveis devem aguardar a comunicação das escolas para a retirada dos uniformes. Dessa maneira, cada escola realiza a sua dinâmica de entrega, para que o aluno esteja usando o uniforme devidamente”, afirma.

Segurança

Diretor do CED 11, Francisco Gadelha ressalta a importância da entrega prévia dos uniformes escolares, bem como do uso diário da vestimenta para a segurança dos estudantes da rede. Para ele, além da padronização, a identificação dos jovens por meio dos uniformes escolares pode auxiliar em algum atendimento de emergência ou segurança.

“Já tivemos situações delicadas, diante da violência que vivemos na sociedade e de imprevistos comuns ao cotidiano da escola e da comunidade que nos circunda; e quando o estudante está de uniforme, em qualquer situação que ele viva dentro ou fora dos muros da escola – ou à caminho daqui, por exemplo –, todos os atendimentos primários saberão que ele faz parte da rede, onde buscar por ajuda e por maiores informações”, explica o gestor.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal destaca que, até agora, 40% do total de peças já foram distribuídas. Vale ressaltar ainda que o número exato de itens ainda pendentes será definido após a conclusão das inscrições para as vagas remanescentes, etapa iniciada nesta quinta-feira (16), e a consolidação dos dados atualizados das matrículas.  (Com SEEDF e Ag.Brasília)