Unidade móvel oferece atendimento veterinário gratuito no Recanto das Emas

São dez atendimentos por dia, por ordem de chegada, e vacinação antirrábica à tarde

A unidade móvel do Serviço Veterinário Público (Hvep) do Distrito Federal está na Administração Regional do Recanto das Emas, oferecendo atendimentos de baixa complexidade gratuitos para os animais de estimação da população.

São dez atendimentos por dia, por ordem de chegada, e vacinação antirrábica à tarde. A unidade ficará no local por um período de cinco meses.

Os tutores devem chegar às 7h30 com os pets para a triagem. Os casos mais graves são encaminhados para o hospital fixo em Taguatinga Norte. Os demais são atendidos na unidade móvel e recebem os resultados dos exames no retorno.

A veterinária Rafaella Cabral explica que a unidade móvel ajuda a atender a demanda das cidades e a reduzir a lotação do hospital, que recebe muitos animais em situação crítica.

“Acaba sendo um pouco mais tranquilo para eles conseguirem vagas, porque, como no hospital atendemos vários animais muito graves, às vezes as pessoas com pets que têm quadros menores, como problemas de pele ou otite, ficam postergando pela lotação. Então, é uma forma de a gente atender e estar mais perto dessa população, rodando nas cidades, além de tirar um pouco dessa sobrecarga do hospital”, afirmou.

O Hvep móvel já passou por Samambaia, Riacho Fundo, Sobradinho e Sol Nascente, atendendo 3.330 pets. Para ser atendido, é preciso ser maior de idade, levar documento pessoal e até dois animais. A unidade móvel não faz castrações.