Com estoque de álcool anidro ainda a caminho, gasolina é escassa no DF

Segundo o GDF, 48 caminhões-tanque chegam nesta quarta na capital

Para que a gasolina possa ser comercializada no Distrito Federal, é preciso álcool anidro para a mistura com o combustível. A gasolina consumida na bomba tem entre 18% e 27% do álcool. Nos dez dias de greve dos caminhoneiros, a gasolina da capital tem sido vendida em uma fórmula mais pura, por causa da redução da quantidade de álcool anidro na mistura. O objetivo era economizar o insumo.

Mesmo assim, o esforço não surtiu o efeito esperado e a gasolina volta a ser escassa no DF. Na Asa Sul, por exemplo, são poucos os postos de combustíveis abertos na manhã desta quarta (30). Os que ainda operam normalmente têm grandes filas de motoristas que precisam encher o tanque.

Segundo o GDF, a previsão é de 40 caminhões-tanque cheguem no Distrito Federal ainda nesta quarta. Cada caminhão transporta 30 mil litros. A quantidade que chegará escoltada na capital deve produzir oito milhões de litros de gasolina tipo C, o que garante o abastecimento por uma semana, ainda de acordo com o governo local.

O Exército informou que o álcool anidro chega ao DF apenas às 23h desta quarta. Enquanto isso, menos de 10% dos postos de combustível da capital ainda tem gasolina ou etanol.

“O Governo do DF tem garantido a escolta de caminhões com álcool anidro desde o início da operação montada para minimizar os impactos da paralisação dos caminhoneiros. De lá para cá, entraram no DF dois milhões de litros de álcool anidro”, declarou o GDF em nota.

Já o transporte público do Distrito Federal tem combustível suficiente para que a frota circule até esta sexta (1º). Para o feriado de Corpus Christi, nesta quinta (31), o metrô circula de 7h às 21h para atender os brasilienses. A amplicação do horário de circulação dos trens por uma hora durante os horários de pico continua.

Falta gás de cozinha

Além da falta de combustível nos postos do DF, os brasilienses enfrentam ainda o fim dos estoques de gás de cozinha nos pontos de revenda. De acordo com o Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais (SindCondomínio-DF), até esta quarta, seis condomínios estavam sem gás na capital. Contra os preços abusivos praticados por aqueles que ainda tem botijões para venda, o Procon-DF realizou a vistoria de 41 unidades, quatro delas autuadas.

Soro fisiológico

Entre as prioridades do governo de Brasília está o transporte de soro fisiológico, que virá de São Paulo. O insumo é necessário para garantir a realização de cirurgias nas unidades de saúde pública do DF. As cirurgias, assim como os procedimentos programados, continuam suspensos por reflexos da greve dos caminhoneiros, deflagrada na última segunda (21).

O GDF cogitou o transporte do soro por avião. No entanto, o alto custo do transporte por transporte aéreo fez com que o governo voltasse atrás, uma vez que as unidades de saúde ainda tem o insumo. A transportadora contratada pela fornecedora de soro fisiológico para o DF será escoltada pelo Exército até a chegada à capital.