Cerca de 80 mil CPFs foram emitidos em certidões de nascimento no DF

O CPF é documento civil básico do cidadão, necessário à prática de atos civis diversos

No Distrito Federal foram emitidos 79.884 certidões de nascimento já com o número de Cadastro de Pessoa Física, desde dezembro de 2015, quando a medida começou a ser implementada.

De acordo com dados do Governo Federal, em todo país a marca de 4 milhões de documentos com CPF já foi atingida e o intuito é que o número cresça, agilizando o atendimento à população. Nesse sistema, os dados do recém-nascido a serem registrados são inseridos e validados junto à base da Receita Federal de forma online. Assim, imediatamente, o número do CPF é gerado e impresso na certidão de nascimento.

O governo ressalta a importância da parceria com cartórios para emissão de certidões de nascimento já com o número de Cadastro de Pessoa Física.

O CPF é documento civil básico do cidadão, necessário à prática de atos civis diversos, tais como: abertura de conta corrente ou poupança; matrícula em escolas públicas e particulares; inscrição do Enem; obter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cartão de saúde do SUS, passaporte, entre outros.