Distritais debatem a ampliação das linhas do metrô

Ampliação e aumento do número de trens são "necessários"

Durante debate sobre mobilidade urbana e sustentabilidade, os deputados distritais debateram a ampliação das linhas do metrô e o aumento do número de trens. As medidas foram apontadas como necessárias para equacionar as deficiências do transporte de massas no DF. Os participantes apontaram, ainda, ser preciso integrar os diferentes modais (como bicicleta, metrô e ônibus), de forma a garantir de forma plena o direito de ir e vir.

Com dados sobre o sistema ferroviário de todo o Brasil, o diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Rodrigo Vilaça, mostrou a eficiência do metrô em relação ao modal rodoviário e a necessidade de investimentos no transporte ferroviário. Segundo ele, apesar de o País contar com apenas 521 estações (número inferior à quantidade de pontos de ônibus no DF), o metrô evitou a circulação em 2014 de mais de um milhão de carros e de 16 mil ônibus por dia. Para ele, essa forma de transporte precisa ser ampliada e modernizada.

Em sintonia com a fala de Vilaça, o presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô/DF), Marcelo Dourado, disse que Brasília está num momento "crucial": "Ou entra em caos ou investe no transporte sobre trilhos". Ele destacou que o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) aponta que 89% das vias do DF entrarão em colapso em 2020, caso o modelo ferroviário não seja o preferencial.

Dourado fez questão de elogiar a aprovação pela Câmara Legislativa de recursos para o Metrô – que, conforme explicou, tem uma capacidade de transporte muito superior em comparação com os demais modais. Segundo ele, nos próximos meses a companhia vai lançar diversos editais para a aquisição de novos vagões e para a expansão das linhas, incluindo a primeira estação na Asa Norte. O presidente do Metrô anunciou, também, que serão iniciados os trabalhos para a linha férrea de Brasília a Goiânia, idealizada por JK antes da inauguração da capital. "Estou entusiasmado, apesar das dificuldades", concluiu.