Dia de escuridão em São Paulo também teve água da chuva preta

De acordo com o Inmet, fumaça de queimadas na região amazônica fizeram dia virar noite em São Paulo na segunda-feira, 20

No dia em que São Paulo viu “anoitecer” às 15 horas, moradores da capital paulista registraram água da chuva de coloração escura e com cheiro de queimado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da frente fria, a escuridão desta segunda também foi causada pela fumaça de queimadas na região amazônica.

“O material particulado, oriundo da fumaça produzida por esses incêndios silvestres de grande porte que estão acontecendo na Bolívia, conjugado com o ar frio e úmido que está no litoral de São Paulo, causou a escuridão”, diz Franco Vilela, meteorologista do Inmet.

Segundo o Climatempo, a fumaça proveniente de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre e Rondônia e na Bolívia, chegou a São Paulo pela ação dos ventos. “A fumaça não veio de queimadas do estado de São Paulo, mas de queimadas muito densas e amplas que estão acontecendo há vários dias em Rondônia e na Bolívia. A frente fria mudou a direção dos ventos e transportou essa fumaça pra São Paulo”, diz Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), responsável pelo controle de qualidade do ar no estado, disse que não houve anormalidade de partículas no ar nesta segunda-feira e que não é possível determinar se, de fato, choveu fuligem na capital.

Além de partículas de fumaça, outros materiais poluentes também podem alterar a cor da chuva, como as micropartículas emitidas pelo escapamento de veículos.

Nas redes sociais, moradores de bairros das zonas Leste e Sul da cidade postaram imagens da água com cor escura coletada na tarde de segunda. Um morador de Santo André e outro de Mauá, no ABC paulista, também registraram a água preta que coletaram da chuva.

Confira abaixo: