DF terá 290.055 doses extras por remessas insuficientes e vacinação de ‘invasores’

Primeira parte será entregue neste sábado: 90 mil doses da Pfizer

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, decidiu atender integralmente a solicitação do governador Ibaneis Rocha e acrescentou 292.055 doses àquela que regularmente são destinadas do Distrito Federal.

A decisão foi comunicada formalmente, por escrito, pela titular do órgão, Rosana Leite de Melo, e a primeira parte desse repasse de vacinas ocorre neste sábado (31), com a entrega de 90 mil doses da Pfizer.

Ibaneis Rocha, governador do DF – Fotos: Paulo H. Carvalho/Ag. Brasília.

“O saldo remanescente, visando o atendimento pleno das 290.055 mil doses, serão enviados nas próximas duas pautas de distribuição”, informou a própria secretária de Enfrentamento à Covid-19 em ofício ao governo do DF, referindo-se às demais 202.055 doses a serem entregues ao DF em duas partes.

O Ministério da Saúde oficializou a medida.

O órgão do Ministério da Saúde reconheceu que, de fato, Distrito Federal foi vítima de subdimensionamento, recebendo 105.190 menos doses do que necessitava, para além das 184.865 doses referentes àquelas aplicadas a moradores de outros estados, totalizando 290.055 doses.

Com a decisão da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, segundo explicou o governador Ibaneis Rocha ao Diário do Poder, “perde objeto a ação judicial nesse sentido, movida pelo governo do Distrito Federal no Superior Tribunal de Justiça (STJ)”.