Dez policiais cercam em Maceió um homem… que caminhava na orla

Cidadão não identificado vestia calção, camiseta e tênis e caminhava sozinho

Um homem não identificado tomou um susto daqueles quando se viu cercado de maneira espalhafatosa por dez policiais exibindo armas em viaturas e motos com sirenes e luzes intermitentes ligadas, enquanto fazia uma pacífica caminhada no calçadão da praia de Porta Verde em Maceió. A capital de Alagoas registra números preocupantes na pandemia de coronavírus: 1.867 casos confirmados e 98 óbitos.

Enquanto a polícia se ocupava com o homem que caminhava, os criminosos certamente agiam ainda mais à vontade. Maceió é considerada a sexta cidade onde mais se cometem crimes do Brasil, até em razão das deficiências na área de segurança pública.

O homem achava que havia sido confundido com algum criminoso de alta periculosidade há muito procurado pela Justiça, mas os excitados policiais logo desfizeram sua impressão: sua detenção era provocada pelo desrespeito à ordem do governo estadual de não frequentes lugares públicos como praças. O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (6).

Nesta quinta (7), um policial militar reformado, Elcio Sarmento, agrediu um cidadão que o repreendeu por não estar usando máscaras. O caso ocorreu no centro do município de União dos Palmares, e o PM reformado desrespeitava decreto estadual que tornou obrigatório o uso de máscara.