Detentos queimam colchões em cadeia de Pinheiros

Grupo de Intervenção Rápida foi acionado para conter ato

Detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, colocaram fogo em colchões e provocaram incêndio durante rebelião. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para lá e controlaram o fogo.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), não há por enquanto registro de feridos e reféns.

De acordo com informações da Polícia Militar, os presos iniciaram uma rebelião no presídio onde ficam os detentos provisórios, ainda sem condenação, na capital paulista.

Em nota, a SAP informou que o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e entrou na unidade para restabelecer a ordem na unidade. Às 13h20 os detentos tinham sido levados para um dos pátios e foram contados.

O CDP fica ao lado da Marginal Pinheiros. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pista local foi bloqueada por causa do incêndio. A PM informa que foi feito um cerco no local e não havia o registro de fugas.

O CDP Pinheiros I está superlotado. Dados do site da SAP indicam que a unidade abriga 1.383 detentos, enquanto sua capacidade é de 521. Ou seja, o CDP I opera 165,5% acima do normal.