Datafolha: Lula tem 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro

Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 58% das intenções contra 31% de Bolsonaro

Segundo números divulgados pela Datafolha, nesta sexta-feira (9), o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da pesquisa de intenção de voto para eleição presidencial do ano que vem, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Os outros nomes que foram citados na pesquisa, para concorrer ao cargo de presidente da República são: Ciro Gomes (PDT), do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Democratas).

No primeiro turno, a pesquisa mostra Lula com 46% das intenções de votos, seguido de Bolsonaro com 25%, em terceiro aparece Ciro Gomes com 8%,  Doria com 5% e  por último Mandetta com 4%. Quando houve a mudança do nome de Doria, pelo do governador gaúcho, Leite conseguiu 3% das intenções.

A pesquisa traçou o perfil dos entrevistados,  o ex-presidente Lula tem 65% das intenções de votos entre as pessoas que estão desempregadas e 57% entre aquelas que recebem até dois salários mínimos.

Já o atual presidente, tem 52% das intenções de votos dos empresários e 41% dos votos das pessoas que ganham entre cinco e dez salários mínimos.

Em relação a um possível segundo turno, Lula também lidera em todos os cenários. Contra o atual presidente da República, Lula aparece com 58% das intenções contra 31% de Bolsonaro. Votos brancos ou nulos são 10% e indecisos 1%.

Contra o atual governador de SP, Lula tem 56% das intenções de votos e Doria tem 22%. Votos brancos ou nulos são 20% e indecisos são 1%.

A pesquisa também questionou os eleitores sobre cenários em que Lula não aparece. A disputa do segundo turno seria entre Bolsonaro, Ciro Gomes e João Dória. No primeiro cenário, Ciro aparece com 50% das intenções de votos, contra 34% de Bolsonaro. Votos brancos ou nulos são 15% e indecisos são 1%.

Doria tem 46% das intenções de votos, contra 35% de Bolsonaro. Votos brancos ou nulos são 18% e indecisos são 1%.

Quando os eleitores foram questionados sobre em que candidatos não votariam de jeito nenhum, Bolsonaro tem 59% das intenções, Lula e Doria tem 37%, Ciro 37%, Mandetta 23% e Leite 21%. Aqueles que votariam em nenhum dos candidatos foram 2%  e 1% representam os indecisos.

Entre os entrevistados, 10% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados na pesquisa, além de 2% que afirmaram não saber em quem votar.

A pesquisa foi realizada entre quarta-feira (7) e quinta-feira (8), com 2.074 entrevistados de diversos estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.