Tiago Amaral lidera com 41,1% e folga de 25,6 pontos em Londrina

Deputado bolsonarista quase dobrou desempenho, três meses após último levantamento da Paraná Pesquisas

Em um intervalo de três meses, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) quase sobrou seu desempenho eleitoral e abriu uma vantagem de mais de 25 pontos percentuais sobre seus adversários da disputa pela Prefeitura de Londrina (PR). O cenário da modalidade estimulada de intenções de votos da Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (23), coloca o parlamentar aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 41,1% dos na liderança da briga pelo cargo de prefeito, na maior cidade do interior do Paraná.

A segunda colocada, Professora Maria Tereza (PP), apoiada pelo atual prefeito Marcelo Belinati (PP), ainda avançou 0,5 ponto percentual, desde a última pesquisa de junho, obtendo 15,5% da preferência do eleitor. Mas o bolsonarista Tiago Amaral cresceu muito mais. Foram 19,2 pontos, ao saltar de 21,9% para os atuais 41,1%.

Quem mais perdeu pontos desde junho foi o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), que caiu da segunda posição para a quarta colocação, em relação à pesquisa divulgada há três meses. Ele saiu de 16,8% para 8,9%. Barbosa Neto é lider em rejeição, com 40,3% dos eleitores dizendo que não votariam nele de jeito nenhum.

Também perderam pontos o deputado estadual Tercilio Turini (MDB), que saiu de 13,5% para 9%. E o Coronel Nelson Villa (PSDB), de 13,5% para 6,3%.

Na modalidade espontânea da pesquisa, Tiago Amaral tem o triplo da preferência de votos da segunda colocada. O bolsonarista pontuou 20,7%, enquanto a Professora Maria Tereza obteve 6,9%, quando não foi apresentada a lista de candidatos aos eleitores.

O levantamento para o cargo de prefeito de Londrina foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-08723/2024 para o cargo de Prefeito. A Paraná Pesquisas ouviu 710 eleitores, entre os dias 19 e 22 deste mês de setembro. E a amostra representativa de Londrina atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os números: