PSB da filha do governador ataca prefeito e tem propaganda vetada
Prefeito de Maceió, JHC (PL) foi alvo de ataque da sigla presidida por Paula Dantas, filha do governador de Alagoas
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas foi proibido de voltar a usar seu espaço de propaganda partidária na televisão aberta para atacar a gestão do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PL). A irregularidade comandada pela sigla presidida pela filha do governador Paulo Dantas (MDB), Paula Dantas, foi vetada pelo juiz federal Sérgio de Abreu Brito, desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), sob ameaça de multa de R$ 5 mil por reexibição da peça de publicidade negativa contra o prefeito que já foi presidente estadual do PSB em Alagoas.
O magistrado acatou pedido da comissão provisória do Partido da República (PR) em Alagoas, por entender que o PSB deixou de fazer sua propaganda partidária para atacar adversário político JHC, usando negativamente, com sentido de “mentira”, a letra H, em um padrão similar ao utilizado na marca do prefeito nas suas campanhas de 2018 e 2020.
“De forma passageira, é possível vislumbrar um certo desvirtuamento do horário partidário, pois não há divulgação de atos partidários, busca de novos filiados e nem discussão de tema ou de posicionamento do partido em relação a temas políticos e ações da sociedade civil. Parece que o intento do PSB/AL é de, praticamente, atacar adversário político no horário gratuito partidário da TV, deixando de realizar a propaganda partidária”, concluiu o juiz, em sua decisão.
A peça publicitária veiculada na segunda-feira (16) parodiava postagens do Instagram da Prefeitura de Maceió, usando a expressão “não caia no H”, para mostrar espaços da cidade bem diferentes dos exibidos nas peças publicitárias institucionais do município administrado por JHC.
“No Instagram da prefeitura, Maceió vai tudo bem. Não caia no H. A saúde não tem fila, nem tem esgoto a céu aberto. Não caia no H, não caía no H. Só faz live de festa e obra para riquinho ver. Não caia no H. É a prefeitura do Instagram querendo enganar você. Fotografe, filme e pose nas redes a Maceió que a prefeitura não mostra. Sem fake, sem Migué, a Maceió sem H”, dizia o vídeo extraído do canal @maceiosemh do Instagem, que o PR, aliado de JHC, também tentou retirar do ar, na internet, sem sucesso.
Assista: