Presidência de Lira é aprovada por 76,9% na Câmara, diz pesquisa

Levantamento foi produzido pelo site Ranking dos Políticos e divulgado em dia de emendas frustradas pelo STF

O desempenho de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados foi aprovado por 76,9% dos deputados e das deputadas federais de todo o país, conforme levantamento produzido pelo site Ranking dos Políticos, divulgado nesta segunda-feira (23). As entrevistas foram realizadas no mês de novembro, e são divulgadas em um dia de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, contra o pagamento de emendas alinhados aos interesses do presidente da Câmara.

O percentual de aprovação representa as avaliações ótima ou boa concedidas à gestão de Lira por parlamentares entrevistados. A Presidência exercida pelo deputado federal alagoano é considerada regular por 16,6% de seus colegas da Câmara; enquanto apenas 6,5% responderam que não aprovam seu mandato no comando da Casa.

Lira exerce o quarto mandato representando Alagoas na câmara baixa do Congresso Nacional. E foi eleito em 2021 para sua primeira gestão na Presidência da Casa pela primeira vez. Sendo reeleito em 2023, na votação histórica na história da disputa pelo comando da Câmara dos Deputados, com o recorde de 464 votos obtidos do total de 509 deputados e deputadas federais. Seu mandato será encerrado em fevereiro de 2025.

O site Ranking dos Políticos ouviu 108 deputados e deputadas federais de 21 partidos, seguindo o critério da proporcionalidade partidária, entre 18 e 22 de novembro de 2024, em entrevistas pessoais ou por telefone. A iniciativa é da entidade da sociedade civil que também avalia o desempenho de senadores e deputados federais, aplicando critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção.