PF volta às ruas para prender 16 por ataques a Poderes em 8 de Janeiro
STF determinou prisões preventivas e 22 mandados de busca e apreensão em oito estados
Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal voltou às ruas de oito estados, na manhã desta terça-feira (18), para prender 16 acusados de participar, financiar, omitir-se ou fomentar os ataques aos Poderes da República em 8 de janeiro, em Brasília (DF).
Além dos mandados de prisão preventiva, a 10ª fase da Operação Lesa Pátria cumpre 22 mandados de busca e apreensão, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
O objetivo é desarticular e buscar provas da participação dos alvos em crimes cometidos com o objetivo de destituir Lula (PT) da Presidência da República, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos em um ato violento que destruiu os imóveis, móveis e objetos dos Poderes da República.
Os crimes investigados no âmbito da Operação Lesa Pátria são: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
E a PF apela por denúncias da população, disponibilizando o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br para receber informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de Janeiro, na capital federal.