PF prende ex-servidor que desviou R$ 1 milhão do TRT-CE, em Fortaleza

Ernando Veras Leitão foi condenado e estava foragido ao ser preso após almoçar em área turística da capital cearense

A Polícia Federal prendeu, ontem (8), o ex-servidor público Ernando Veras Leitão, de 57 anos, que estava foragido por ter sido condenado pelo desvio de mais de R$ 1 milhão dos cofres do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), no Ceará. A prisão ocorreu quando o condenado se deslocava com familiares, após almoçar na área turística de Fortaleza.

O foragido tem condenação de 14 anos de prisão em regime fechado, por ter enviado recursos públicos do TRT do Ceará para sua própria empresa do ramo automotivo, em Crateús, quando era o responsável poir expediir alvarás para movimentar contas judiciais, para pagar despesas como custas processuais, imposto de renda e contribuição previdenciária. O crime ocorria por meio da substituição dos documentos dos processos, por outros forjados com os dados da empresa de Ernando Veras Leitão.

“Após a prisão, o homem foi conduzido à sede da Polícia Federal no Ceará e, em seguida, transferido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça”, disse a PF, ao divulgar a prisão, na noite de ontem.