PF faz buscas e prisão em 11 estados e no Distrito Federal

23ª fase da operação ocorre um ano após ataques que destruíram Poderes contra eleição de Lula (PT)

A Polícia Federal voltou às ruas nesta segunda-feira (8), para cumprir 46 mandados de buscas e um de prisão contra acusados de tentativa de golpe de Estado, exatamente um ano após ataques que destruíram Poderes da República contra eleição do presidente Lula (PT). A 23ª Fase da Operação Lesa Pátria ocorre em 11 estados e no Distrito Federal (DF).

Os mandados judiciais autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) incluem determinação de indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, para cobrir danos causados ao patrimônio público de até R$ 40 milhões. E têm como objetivo identificar financiadores e fomentadores do protesto que destruiu as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e da própria cúpula do Judiciário, invadidas pelo ato violento no 8 de Janeiro.

A reação contra o dano generalizado a imóveis, móveis e objetos dos Poderes da República ocorre nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e no Distrito Federal. A prisão preventiva foi cumprida na Bahia.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, conclui a PF.

Veja a distribuição dos mandados judiciais entre os estados:

Busca e apreensão:

– Bahia – 02 + 01 de prisão preventiva

– Distrito Federal – 05

– Goiás – 02

– Maranhao – 04

– Minas Gerais – 02

– Mato Grosso – 10

– Paraná – 01

– Rondônia – 01

– Rio Grande do Sul – 13

– Santa Catarina – 02

– São Paulo – 01

– Tocantins – 03