Lira quer parlamentos do G20 com foco sustentável e contra pobreza
Presidente da Câmara cobra reforma da governança global, ao chefiar cúpula de parlamentos das maiores economias do mundo
Na abertura oficial da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que líderes de parlamentos das 19 maiores economias do mundo priorizem busca de soluções para combater a pobreza, garantir desenvolvimento sustentável dos países e promover uma reforma da governança global.
Desde outubro do ano passado, o deputado alagoano comanda o P20, que reúne chefes dos legislativos do G20, bloco também integrado pelos líderes parlamentares da União Europeia e da União Africana. O foco da cúpula é promover cooperação internacional e troca de experiências na resolução de desafios globais.
“Precisamos redobrar os esforços para melhor dividir – dentro dos nossos países e entre as nações – a abundância de bens, serviços e riqueza que a economia e a tecnologia nos fornecem hoje”, afirmou o presidente da Câmara, ao enfatizar que a reforma tributária no Brasil é exemplo de proposta legislativa para reduzir efeitos de desigualdades pela simplificação da arrecadação de impostos, contra a pobreza.
Lira alertou para a necessidade de encarar desafios das mudanças climáticas para o planeta. Lembrando das catástrofes das inundações no Rio Grande do Sul e das secas na região Amazônica. E reforçou que o Legislativo brasileiro assumiu compromisso com a pauta verde da transição energética e da regulamentação do mercado de carbono. “Consolidamos, assim, as credenciais do Brasil para liderar o debate internacional sobre o desenvolvimento sustentável”, discursou.
O presidente da Câmara ainda destacou a responsabilidade dos deputados e senadores em articular meios de ampliar a ocupação de instâncias de poder por mulheres. “Reitero o convite a que as próximas presidências do P20 incluam a reunião das mulheres parlamentares como parte essencial da nossa agenda de diplomacia parlamentar”, defendeu o presidente do P20, ao citar a Carta de Alagoas, elaborada em julho por líderes femininas no P20, sobre a primordial presença de mulheres para qualificar todas as tomadas de decisões pelos países.
O tom pacificador da fala do parlamentar alagoano apontou a necessidade de os parlamentos se articularem para promoção da paz, priorizando proteger a vida de civis inocentes. Arthur Lira cobrou que o Legislativo deve se mobilizar em torno de acordos de governança global que objetivem a paz, o equilíbrio das relações comerciais, a segurança alimentar, a cooperação científica e tecnológica, a sustentabilidade ambiental e a prosperidade para todos.
“A renovação do multilateralismo proposta pelo Pacto para o Futuro, adotado em setembro na ONU, somente será alcançada se houver grande envolvimento dos parlamentos na construção de propostas que remodelem a governança global”, defendeu Arthur Lira. (Com Agência Câmara de Notícias)