Governadores conservadores no Brasil exaltam vitória de Trump

Maioria dos cumprimentos dos chefes de estados brasileiros exaltam vitória do conservadorismo

Cientes da existência de um vasto eleitorado brasileiro de direita simpático a Donald Trump, a maioria dos governadores brasileiros que comentou a eleição do republicano americano para voltar a presidir os Estados Unidos festejou o resultado das urnas, nesta quarta (6). De olho nas eleições de 2026, estes governantes brasileiros festejaram o resultado democrático e celebraram a vitória do conservadorismo no país mais poderoso do planeta.

O governador do estado brasileiro mais rico, São Paulo, festejou o perfil conservador de Trump. Mas Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) considerou que também saíram vitoriosos das urnas o patriotismo, a prosperidade e a liberdade. E enfatizou que olha para os Estados Unidos com esperança, ao ver o movimento conservador superar um dos seus obstáculos mais desafiadores, com a plena certeza de que Trump fará a “América grande de novo” e consertará tudo, citando slogans de campanha do republicano.

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, parabenizou os americanos que, democraticamente, elegeram Trump. E aproveitou para alfinetar o governo de esquerda brasileiro e o presidente Lula (PT), sobre as pautas que podem despertar insatisfação popular. “O resultado mostra a insatisfação com os governos de esquerda que abusam das mordomias, são irresponsáveis com o dinheiro público e adoram aumentar impostos. Desejo sucesso ao novo presidente”, afirmou o mineiro.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), destacou que Trump foi eleito na maior democracia do mundo, ao defender o respeito à decisão democrática pelos votos dos americanos. “O Paraná continuará dialogando com os americanos para fortalecer uma relação comercial exitosa para os dois lados”, afirmou o governante paranaense.

Outro político conservador, o governador catarinense Jorginho Melo (PL) também citou patriotismo e sentimento libertário, ao felicitar Trump e os eleitores americanos pela vitória democrática. “Parabenizo o povo americano por sua escolha e desejo sucesso ao presidente Donald Trump. Que sua vitória inspire, em todo o mundo, o sentimento de patriotismo, liberdade e os valores que fazem uma grande nação”, escreveu chefe do governo de Santa Catarina.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), cumprimentou o republicano pela vitória com um incentivador “go, Trump!”. E avaliou como escolha democrática que reafirma a importância da vontade popular na condução dos rumos de uma nação. “A soberania e a expressão política de cada povo são fundamentais para o fortalecimento das democracias ao redor do mundo. Que essa nova fase seja pautada pelo diálogo e pela cooperação internacional”, afirmou Castro. 

Já o governador progressista do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), ponderou sobre riscos da vitória de Donald Trump, por apontar que o presidente eleito não tem compromisso claro com ações de mitigação dos impactos das mudanças climáticas. E sugeriu que o resultado das urnas dos EUA “exigirá uma resposta firme dos estados subnacionais americanos, que precisarão liderar a transição energética e adotar medidas de adaptação”.

Sem falar diretamente para Trump, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ressaltou o conselho de seu aliado e presidente Lula (PT) ao americano eleito pela necessidade de diálogo e trabalho conjunto por mais paz, desenvolvimento e prosperidade no mundo. “Brasil sempre aberto ao diálogo para garantir mais cooperação internacional”, disse Brandão.

Veja as manifestações dos governadores: