Falta de verbas deixa 270 mil sem água de carros-pipa na Paraíba
Exército apela por recursos do governo de Lula para manter Operação Carro-Pipa para abastecer paraibanos
O Exército Brasileiro confirmou que tem apelado a órgãos do governo de Lula (PT) por mais recursos para garantir que não haja a suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba e a consequente falta de água potável para quase 270 mil paraibanos de 159 municípios, conforme estimativa do presidente da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.
A suspensão foi comunicada à Famup pelo Exército da seguinte forma, na sexta (22), pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército: “Informo que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro [hoje], não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”.
Em outra nota publicada pelo Jornal da Paraíba, o Exército confirma a suspensão e ressalta que interrupções da operação por falta de créditos resultam em reajuste dos planos de trabalhos que tem interferência direta nos valores a serem pagos aos pipeiros contratados.
Ao confirmar que a operação foi totalmente paralisada em 159 municípios paraibanos, o presidente da Famup disse que vai apelar à bancada federal da Paraíba para retomar o abastecimento pela operação.
“Sabemos que, nos municípios, há distritos distantes da cidade, e esses carros-pipas atuam principalmente na zona rural para levar água para os cidadãos que ali residem. Portanto, precisamos urgentemente resolver essa questão com o Governo Federal, e por isso vamos buscar ajuda junto à nossa bancada federal no Congresso para encontrarmos uma solução urgente”, afirmou George Coelho, ao afirmar que o Ministério da Integração aguarda essa liberação de verbas para manter o programa em funcionamento.
Veja a íntegra da nota do Exército:
JUSTIFICATIVA PARA FALTA DE RECURSO E CONSEQUENTE PARALISAÇÃO
O Exército Brasileiro tem participação na Operação Carro-Pipa como órgão executor e vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.
Nos momentos em que ocorrem interrupções na Operação Pipa, tendo em vista a falta de créditos, faz-se necessário o reajuste dos planos de trabalhos que tem interferência direta nos valores a serem pagos aos pipeiros contratados.
Cabe destacar que a Operação atualmente atende uma população aproximada de 1.500.000 pessoas, distribuídas por cerca de 372 municípios e conta com 3.100 pipeiros que realizam a distribuição de água potável pelas zonas rurais das cidades do semiárido, participantes da Operação Carro-Pipa.