Eduardo Siqueira lidera em Palmas em empate técnico com bolsonarista
Ex-prefeito do Podemos tenta reverter 1º turno, que Janad (PL) venceu
O levantamento de intenções de votos para a disputa do 2º turno pela Prefeitura de Palmas, divulgado nesta sexta (18) pelo instituto Paraná Pesquisas, evidenciou que o ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) lidera com 47,4% da preferência do eleitor, empatado tecnicamente com a deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), que pontua 44,1%, no cenário estimulado da pesquisa.
O resultado indica uma recuperação do candidato do Podemos, na tentativa de inverter o placar do 1º turno, após ser segundo colocado nas urnas no último dia 6, na etapa da disputa vencida pela deputada apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 6,8 pontos percentuais à frente de Eduardo Siqueira Campos, em votos válidos.
A “virada” na intenção de votos também afetou a percepção do eleitor da capital do Tocantins sobre a expectativa de vitória do embate eleitoral. Quando questionados quem será eleito para administrar Palmas, independente de suas preferências, 48,6% dos eleitores responderam que Eduardo Siqueira Campos será o futuro prefeito. Enquanto 39,5% acreditam na vitória de Janad Valcari.
A deputada bolsonarista lidera em rejeição eleitoral, com 43% dos entrevistados dizendo não votar de jeito nenhum em Janad Valcari. E 38,2% rejeitam o candidato Eduardo Siqueira como opção de voto.
A vantagem eleitoral do candidato do Podemos é maior quando o eleitor pesquisado indica sua referência de voto sem ter acesso à lista de candidatos. Nesta modalidade espontânea da pesquisa, a vantagem de Eduardo Siqueira amplia para 5,6 pontos, ao obter 41,1% da preferência de voto, contra 35,5% de Janad Valcari.
O levantamento para o cargo de prefeito(a) de Palmas foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º TO-04187/2024. E a Paraná Pesquisas ouviu 740 eleitores, entre os dias 14 e 17 deste mês de outubro. E a amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.
Veja os números da Paraná Pesquisas: