Capitão Wagner lidera disputa pela prefeitura de Fortaleza
Ex-deputado federal supera todos adversários na briga pela Prefeitura da capital do Ceará, no levantamento da Paraná Pesquisas
A primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral para as eleições de prefeito de Fortaleza neste ano de 2024 foi divulgada, nesta terça-feira (17), pelo Instituto Paraná Pesquisas. E seus números consolidam o nome do ex-deputado federal Capitão Wagner (União) na liderança de todos os cenários em que é citado como opção de voto na capital do Ceará.
O ex-parlamentar lidera com percentuais entre 31,9% e 46,5% em seis dos oito cenários da modalidade estimulada do levantamento, em que o eleitor escolhe opções de voto em uma lista pré-definida. E empata tecnicamente apenas no 3º cenário, em duelo com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais da pesquisa; pontuando 33,4%, contra 32,4% do pedetista, concorrendo com o deputado federal André Fernandes (PL), com 8%; o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PT), com 6,4%; o senador Eduardo Girão (Novo), com 3,5%, e outros três concorrentes que pontuaram menos de 1%.
No 1º cenário estimulado, Capitão Wagner tem 16,7 pontos percentuais à frente do atual prefeito José Sarto (PDT), que ainda não sacramentou os rumos de seu projeto de reeleição. E lidera com 38,5%, contra 21,8% de Sarto. Seguido de André Fernandes, com 9,1%, Evandro Leitão, com 6,5%, e pelo senador Girão, com 5,3%.
A vantagem se repete, dentro da margem de erro, com 14,8 pontos à frente, no segundo cenário com a ex-prefeita e deputada federal Luiziane Lins (PT) no páreo. Capitão Wagner pontua 35,6%, a petista 20,8%, e Sarto 17,5%, com André Fernandes com 9,3%, e Girão com 4,8%.
Na modalidade espontânea, sem lista de opções exposta ao eleitor, Capitão Wagner lidera com 6%, empatado tecnicamente com Sarto, 3,8%; e com ex-chefes do Executivo Municipal, Roberto Cláudio (PDT), 3,1%, e Luiziane Lins, deputada federal pelo PT, com 2,5%. André Fernandes foi lembrado por 2,4%. Mas o nível de desinteresse na disputa é traduzido pelos 73,9% que não sabem ou não responderam, sem ter uma lista de opções de voto.
Capitão Wagner é secretário de Saúde do município de Maracanaú, cargo assumido após trocar uma chance concreta de reeleição à Câmara dos Deputados, em 2022, para disputar o governo do Ceará, em duelo perdido no primeiro turno para o governador Elmano de Freitas (PT), eleito com 54,02%.
Foram ouvidos 800 eleitores desde a última quinta-feira (11) até ontem (16), na pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º CE- 00352/2024.
Veja os cenários: