Brasileiro volta do carnaval com Lula no Egito e Congresso de ressaca

Presidente retoma agenda externa com 1º viagem internacional de 2024, enquanto deputados e senadores só trabalham dia 19

Enquanto grande parte dos trabalhadores brasileiros retoma a batalha para alimentar sua família nesta Quarta-feira de Cinzas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do Congresso Nacional mantém suas rotinas de privilégios. O petista, desembarcou, hoje, no Cairo, capital do Egito, em sua 1º viagem internacional de 2024. Enquanto os 513 deputados e 81 senadores somente voltam a trabalhar na segunda-feira (19), mesmo com  calendário apertado pelas eleições municipais de 2024 e suposto foco na regulamentação da reforma tributária.

Após desembargar no Egito, na agenda que também prevê uma visita à Etiópia, Lula não deve trabalhar nesta quarta. Em seu ócio bancado pelos brasileiros, o petista e a primeira-dama Rosângela Silva, a “Janja”, cumprem “agenda particular” de visitas às pirâmides e ao Novo Museu do Egito, este ainda fechado ao público.

Com a pretensão de influenciar um improvável cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas e de formar um pacto contra fome e pobreza, Lula inicia somente nesta quinta (15) sua agenda oficial, com reunião com ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, com previsão de assinar acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação, com o presidente que governa o Egito desde 2014.

Em seguida, o presidente brasileiro visita à Liga Árabe, com possiblidade de discursar para embaixadores, e encontrar com secretário-geral da organização, Ahmed Gheit.

O Itamaraty destacou que, em 2023, a corrente de comércio bilateral Brasil-Egito totalizou US$ 2,8 bilhões, tornando o Egito o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, com superavitário para o Brasil em US$ 1,83 bilhão.

Na Etiópia, Lula deve ter reuniões bilaterais, inclusive com a presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde. E participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, como convidado da entidade que reúne as 55 nações da África.

Nas agendas de sessões do Congresso Nacional, não constam sessões plenárias ou de comissões, para amanhã e sexta.