Bolsonarista segue líder em Santos, contra reeleição de aliado de Tarcísio

Deputada Rosana Valle (PL) tem 9,1 pontos à frente do prefeito Rogério Santos (Republicanos), e tem empate técnico com tucano Paulo Alexandre

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira (14), novos números da disputa eleitoral pela Prefeitura de Santos, que preservam a liderança da deputada federal Rosana Valle (PL), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na disputa contra a reeleição do prefeito Rogério Santos (Republicanos) de seu aliado e partidário do governador Tarcísio Gomes de Freitas.

A deputada do PL só perderia, numericamente, para o deputado federal e ex-prefeito bolsonarista, Paulo Alexandre (PSDB), em um segundo cenário da pesquisa estimulada, sem o prefeito entre as opções de voto. Ainda assim, há um empate técnico entre os bolsonaristas.

Na primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral deste ano para a Prefeitura de Santos, Rosana Valle segue avançando na preferência do eleitor santista, em relação a levantamentos anteriores da Paraná Pesquisas. No primeiro cenário estimulado, a deputada saltou de 35,7% registrados em dezembro, para 36,1% da preferência do eleitor consultado nos últimos seis dias. Mas sua diferença em relação ao prefeito Rogério Santos cai de 11,3 pontos para 9,1 pontos, porque o pré-candidato à reeleição cresceu de 24,4% para 27%.

O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento, que ouviu 800 eleitores, desde o dia 8 deste mês de março até ontem (13), foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-07755/2024, para o cargo de prefeito.

Veja os números do cenário 1:

Deputado favorecido, sem prefeito 

Ex-prefeito, o deputado Paulo Alexandre seria fortalecido por uma eventual desistência de Rogério Santos à reeleição, vencendo Rosana Valle, apenas numericamente e em empate técnico, como demonstrado em um segundo cenário estimulado. Mas o parlamentar reduziu seu desempenho, caindo dos 40,2% registrados em dezembro, para seus atuais 37,8% de percentual de intenção de votos. Fator que favorece a deputada, que saltou de 27,8% para os 31,5% divulgados hoje.

 

Veja o segundo cenário estimulado:

Rosana Valle demonstra ser o nome mais lembrado como opção de votos pelos eleitores santistas, quando a modalidade de pesquisa espontânea não traz a lista de opções de pré-candidatos. Ela pontua 7,6%, seguida do prefeito Rogério Santos, com 7,1% e de Paulo Alexandre, com 5,9%, todos empatados tecnicamente. A indefinição é grande, neste cenário em que 70,5% não souberam dizer ou não responderam em quem votariam para prefeito.

Veja os números da modalidade espontânea: