Bolsonarista lidera em Sobral contra ex-governadora aliada de Cid Gomes

Deputado Oscar Rodrigues (União) tem 49,8% de intenções de voto, contra Izolda Cela (PSB) que pontua 37,3% em pesquisa

O deputado estadual Oscar Rodrigues (União) lidera a disputa pela Prefeitura de Sobral, com 49,8% da preferência dos eleitores, de acordo com a modalidade estimulada do levantamento de intenções de votos divulgado nesta sexta (20) pelo instituto Paraná Pesquisas.

O parlamentar tem o apoio do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), que pontua 37,3%, apoiada pelo atual prefeito Ivo Gomes e pelo senador e ex-governador Cid Gomes.

Além da vantagem de 12,5 pontos percentuais na pesquisa estimulada, quando o eleitor escolhe entre os nomes apresentados, Oscar Rodrigues também lidera a modalidade espontânea do levantamento, com uma distância de 9,5 pontos sobre Izolda Cela. O deputado pontua 37% e a ex-governadora 27,5%, quando citados espontaneamente.

Izolda Cela assumiu o governo do Ceará após Camilo Santana renunciar para disputar o Senado, em 2022. Foto: Divulgação Twitter

O atual prefeito Ivo Gomes, aliado de Izolda Cela, tem administração aprovada por 53,6% dos eleitores de Sobral. Mas o desempenho não garante que sua candidata também lidere a corrida pela sua sucessão na Prefeitura.

Izolda Cela foi a primeira governadora cearense, quando ainda estava no PDT do ex-ministro Ciro Gomes, rival dos irmãos Ivo e Cid, em Sobral. Ela assumiu o governo em 2022, após o atual ministro da Educação de Lula (PT), Camilo Santana, deixar o governo para disputar e vencer a eleição de senador. E chegou a exercer o cargo de secretária-executiva do MEC, até maio deste ano.

O levantamento para o cargo de prefeito de Sobral foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º
CE-00499/2024 para o cargo de Prefeito. A Paraná Pesquisas ouviu 640 eleitores, entre os dias 16 e 19 deste mês de setembro. E a amostra representativa de Sobral atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os números: