Bolsonarista lidera com 48,3% em Santarém, contra aliado de Barbalho
JK do Povão (PL) inverte placar do 1º turno com vantagem em empate técnico com Zé Maria Tapajós (MDB), na 3ª cidade mais populosa do Pará
O vereador Juscelino Kubitschek de Souza, conhecido como “JK do Povão” (PL), pontuou 48,3% das intenções de voto para a disputa pelo cargo de prefeito de Santarém (PA), segundo o levantamento divulgado nesta terça (22) pelo instituto Paraná Pesquisas. O cenário estimulado da pesquisa indica uma inversão do placar do 1º turno, com um empate técnico com o ex-deputado estadual José Maria Tapajós (MDB), que largou na frente na votação do último dia 6, mas agora tem 42%, com apoio do PT do presidente Lula, do governador emedebista Helder Barbalho e de seu irmão Jader Filho, ministro das Cidades.
O desempenho de JK do Povão empolgou aliados e atraiu um reforço recente de sua campanha, com a presença de seu aliado e ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) em Santarém, na semana passada. E 47,4% dos eleitores santarenos entrevistados pela Paraná Pesquisas acreditam que o vereador bolsonarista será eleito prefeito da terceira cidade mais populosa do Pará. Enquanto 37,9% têm expectativa de vitória de Zé Maria Tapajós.
O candidato dos Barbalho ainda obteve a maior rejeição eleitoral, de 42% dizendo não votar de jeito nenhum no aliado dos Barbalho. A rejeição de JK do Povão é de 35,8%.
No cenário espontâneo da pesquisa, quando o eleitor cita diretamente sua preferência sem ter acesso aos nomes dos candidatos, JK do Povão lidera com 36,3% das intenções de votos, contra 31,7% do candidato do MDB.
Zé Maria Tapajos esteve bem próximo da vitória no 1º turno, quando obteve 49,73% dos votos válidos, contra 41,92% de JK do Povão. Para vencer em 1º turno, candidatos majoritários precisam obter 50% mais um voto válido, segundo a lei eleitoral.
O levantamento para o cargo de prefeito(a) de Santarém foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º PA-09458/2024. E a Paraná Pesquisas ouviu 760 eleitores, entre os dias 18 e 21 deste mês de outubro. E a amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
Veja os números da Paraná Pesquisas para Santarém: