Bandidos sequestram 7 ônibus para fazer barricadas contra Bope no Rio

Veículos dificultam acesso de viaturas em operação contra criminosos na comunidade Tijuquinha

Em reação a uma operação da Polícia Militar, na comunidade da Tijuquinha, criminosos sequestraram sete ônibus do transporte público para usar como barricadas na Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta quarta (16). A estratégia tenta impedir o ingresso do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Ao menos três veículos haviam sido recuperados pelas forças policiais, em uma mobilização que já acumula 130 ônibus usados como barricadas em comunidades do Rio, nos últimos 12 meses.

A Polícia Civil relata que o crime organizado já atua com gerentes de barricadas, que instala os bloqueios para dificultar a atuação da polícia. E o sindicato das viações da capital fluminense registrou 32 coletivos incendiados, entre agosto do ano passado e agosto desse ano.

“Esse tipo de estratégia que os criminosos utilizam para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto onde a gente está atuando ali, tentando criar essa cortina de fumaça, levando a desordem, o caos para pessoas inocentes”, disse a porta-voz da Polícia Militar, tenente coronel Cláudia Moraes.

A via de acesso às comunidades da Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras foi interditada nos dois sentidos e causou congestionamento de ônibus na região, mudança de itinerário em duas linhas. E ainda tumultuou o trânsito com motoristas manobrando para escapar da região e do conflito.

Veja as linhas sequestradas:

  • D13091 – 878 Tanque x Barra da Tijuca
  • C47815 – 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
  • C30229 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30213 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30193 – 550 Cidade de Deus x Gávea
  • C30241 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C13058 – 878 Tanque x Barra da Tijuca (Com informações do G1)