Criminosos aproveitam abandono do Centro de Comando e Controle

GDF abandonou o Centro de Controle usado durante Copa do Mundo

Depois de fazer duras críticas durante a campanha e considerar "inadequado" o projeto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) do DF, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, fez pior. Não só abandonou o investimento de R$ 80 milhões como dá indícios de não ter alternativa para conter o aumento de 63% no número de assaltos a pedestres em relação aos quatro primeiros meses de 2014. A confirmação do despreparo para enfrentar a situação foi a manutenção do subsecretário de Modernizaçnao Tecnolígica da Secretaria de Segurança Pública, Celso Nenevê.

De acordo com informações de funcionários da área de segurança, as câmeras do CICCR estão desligadas e o sistema não tem a manutenção necessária. Outro dado alarmante é que, mesmo que as câmeras e o telão do centro estivessem funcionando, a Polícia Militar não teria acesso às imagens, pois a integração não foi feita.

A explicação para tudo isso seria, claro, dinheiro, cerca de R$ 6 milhões devido pelo GDF à empresa responsável pela manutenção do sistema que funcionou durante a Copa do Mundo, mas apenas com as câmeras instaladas em áreas "mais nobres" do DF, que estão desligadas. Plano Piloto e Ceilândia concentram a maior parte dos casos de assaltos em pontos de ônibus, com uso de facas e tesouras.