Começa hoje julgamento de quatro réus pelas 242 mortes na boate Kiss

Dois sócios, um produtor musical e um integrante da banda começam a ser julgados nesta quarta-feira

Quatro réus vão a julgamento em Porto Alegre, nesta quarta-feira (1°), pela morte de 242 pessoas e pela tentativa de homicídio de outras 636 no incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

O júri popular irá julgar dois sócios da casa noturna: Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, 38 anos e Mauro Lodeiro Hoffmann, 56 anos; um dos músicos da banda Gurizada Fandangueira que se apresentava na boate no momento do acidente: Marcelo de Jesus dos Santos, 41 anos; e o produtor musical e assistente de palco da banda Luciano Augusto Bonilha Leão, 44 anos.

A expectativa é que o julgamento dure até 15 dias, tendo sessões plenárias diariamente até às 23h e com horário nos finais de semana. Além dos representantes do Ministério Público (MP), que apresenta a acusação, e dos advogados de defesa dos réus, o júri também ouvirá 19 testemunhas ao longo do julgamento.

O MP denunciou outras 20 pessoas que tinham relação com a boate, como sócios e ex-sócios, além de bombeiros e outros vinculados à liberação de funcionamento da casa noturna. A denúncia contra eles consta falsidade ideológica, falso testemunho, negligência, prevaricação e fraude processual.

O incêndio ocorreu em janeiro de 2013 e dizimou 242 pessoas que frequentavam o local, além de deixar 636 feridos.

Os sócios são acusados por desrespeitar normas de segurança na estrutura da boate, como o acolchoamento altamente inflamável que recobria as paredes e o teto do estabelecimento. O músico e o produtor pelo uso do artifício explosivo que deu origem ao fogo dentro da casa noturna.