Com a posse de Rosa Weber, Fux assume processos que envolvem Bolsonaro

Fux assumiu quatro processos sobre possíveis crimes envolvendo o presidente

Com a posse da ministra Rosa Weber como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (12), o ministro Luiz Fux assumiu quatro processos sobre possíveis crimes envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

Entre eles, três investigações abertas a partir do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Pandemia). Na ação, Bolsonaro é acusado de ter, supostamente, cometido os crimes de prevaricação, mau uso dos recursos públicos durante a pandemia e charlatanismo.

Poucas horas antes de assumir o comando do STF, Weber atendeu a um pedido da comissão  e autorizou a Polícia Federal a organizar as provas reunidas pela CPI da Pandemia e dar continuidade às apurações.

Fux também vai analisar o pedido de investigação contra Bolsonaro, devido a reunião do presidente com embaixadores, onde ele fez acusações sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Ao assumir a presidência, a ministra possuía um acervo de 1.187 processos. Desses, três temas seguem com Weber: descriminalização do aborto, a legalidade do indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e a validade do orçamento secreto. (Com informações UOL)