Com 100 milhões de brasileiros imunizados, CPI desiste de Queiroga

Senadores preferem ouvir 2ª feira um médico crítico do 'kit covid'

Os senadores da CPI da Pandemia entraram em consenso, nesta terça-feira (12), sobre o cancelamento da convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para “prestar esclarecimentos” pela terceira vez.

O cancelamento tem a ver com os números muito positivos da vacinação no Brasil, que até este domingo registrou o impressionante número de 100.267.858 de brasileiros totalmente imunizados com duas doses de vacinas ou dose única.

Queiroga já havia declarado que compareceria com prazer à CPI para mostrar a evolução da vacinação no Brasil, que neste domingo apontava para a aplicação de 253.459.693 doses de vacina, das quase 310 milhões de doses disponibilizadas aos Estados e municípios.

Os dados são da plataforma independente de monitoramento vacinabrasil.org, que aponta também para o percentual de 72,5% de brasileiros que tomaram ao menos uma dose de imunizante contra covid-19.

Como os senadores não querem ceder espaço para Queiroga mostrar estes números e a queda significativa do número de casos e de óbitos por covid, eles optaram ou ouvir o médico Carlos Carvalho, conhecido crítico do “kit Covid”.

O depoimento deve ocorrer na data que estava marcada a sessão com o ministro, na próxima segunda-feira (18). Os senadores ainda vão votar o requerimento de convocação do médico.

Também devem ser ouvidos os familiares de vítimas que se submeteram ao tratamento precoce contra a Covid-19, orientados pelos médicos da Prevent Senior.