Collor apela contra leilão de bens de produtores rurais endividados
Senador fez apelo em reunião com ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira
O senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello (PROS-AL) levou ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, junto a uma série de solicitações para investimentos em municípios alagoanos, um apelo para que o governo de Jair Bolsonaro atue, imediatamente, para suspender o leilão de bens de milhares de produtores rurais que, endividados, estão tendo as conquistas de toda a vida executadas para pagar dívidas. Collor se reuniu com Nogueira nessa quinta-feira (12).
Collor narrou para o ministro que, apenas em Alagoas, mais de 80 mil produtores estão com as contas atrasadas. O parlamentar alertou que, diante da crise econômica dos últimos anos e o quadro da pandemia, os produtores acabaram se endividando além da conta. E as instituições financeiras são ligadas ao governo federal.
Após solicitação de Collor, Ciro Nogueira disse que vai apresentar às solicitações ao presidente Bolsonaro e aos executivos das instituições financeiras, em busca de uma solução rápida.
“Senador Collor, conte com esse amigo aqui para solucionar os pleitos de Alagoas. Sei da sua parceria e compromisso com os prefeitos. Sobre a situação das dívidas rurais, temos [governo federal] que ter uma sensibilidade maior e encontrar uma solução para que os trabalhadores produzam e paguem as suas contas. Conta conosco”, expôs o ministro da Casa Civil, que tomou posse na semana passada prometendo ser “amortecedor” para o governo Bolsonaro fazer “uma viagem mais serena e confortável”.
Collor agradeceu a agenda e disse que a chegada de Ciro à Casal Civil sinaliza para uma nova fase do Brasil e da gestão federal. “Tenho certeza de que a sua sensibilidade vai ajudar muito o presidente Bolsonaro, para entrarmos na fase virtuosa de desenvolvimento, otimismo e de esperança renovada do País. O Brasil vai dar certo com o governo Bolsonaro, tendo ao seu lado o ministro Ciro”, disse Collor.
Veja o desfecho do encontro, em vídeo publicado no perfil de Collor no YouTube:
Situação preocupante
Em entrevista ao portal de notícias Gazetaweb, o ruralista Francisco de Souza, o Chico da Capial, integrante do Movimento dos Agricultores Endividados do Nordeste, alertou que a situação dos produtores alagoanos é preocupante. Ele destaca que o senador Collor tem sido um grande parceiro para solucionar as demandas de agricultura, e, agora, não será diferente.
“Apresentamos ao senador o problema, e, já nesta semana, ele cobrou do governo federal uma solução. Estamos otimistas. O agricultor e pecuarista estão tendo do fogão à cama leiloados para pagar essas dívidas pelos bancos. Uma situação dramática. Vivemos a pior seca dos últimos anos, a crise econômica e a pandemia. Não há como pagar essas dívidas, e o quadro é grave”, narrou Chico da Capial.
Ainda segundo ele, os produtores pedem, além da suspensão da execução das dívidas, o perdão de até 90% das dívidas para quem pegou empréstimo até 2020 e a confecção de uma medida provisória que possibilite o pagamento das dívidas e a produção no campo. “É fundamental construir uma saída para esse cenário. As pessoas estão perdendo tudo, alguns até se matando por não pagar as contas”, frisou Chico, em entrevista ao jornalista Jonatas Maresia. (Com informações da Gazetaweb)