CCJ do Senado derrota Alcolumbre e aprova André Mendonça por 18×9 votos
Indicação do ex-ministro da Justiça ao STF será votada agora ao plenário
O ex-ministro da Justiça André Mendonça, que também foi ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), teve seu nome aprovado de 18×9 para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF).
A votação muito significativa, em que os votos favoráveis representaram o dobro daqueles que, como Alcolumbre, pretendiam impedir a submissão de Menonça ao plenário do Senado.
O sabatinado afirmou durante sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na manhã desta quarta-feira (1º), que tem compromisso com o Estado Laico.
Ele respondia a questionamentos sobre o fato de ser evangélico (é presbiteriano), como se a religião pudesse significar aguma especie de mácula em sua trajetória.
André Mendonça foi indicado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio.
A comissão, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), sentou sobre a nomeação por mais de três meses. Tempo recorde de espera por uma sabatina entre os ministros na atual composição do STF.