Catalão de olho no futuro

Cidade deve implantar projeto Bolsa Futuro em bairros populares

A unidade de qualificação profissional do Programa Bolsa Futuro, instalada mediante parceria firmada com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Agência Goiana de Habitação (Agehab), no Setor Real Conquista, será modelo de projeto semelhante pleiteado pela Prefeitura de Catalão. Para isso, a secretária de Habitação do município, Vanja Paranhos, visitou na última quinta-feira, dia 11, a unidade para conhecer melhor as instalações do programa no bairro.

Segundo explicou a secretária, a prefeitura pretende promover parceria semelhante com o Governo de Goiás nos bairros de moradia popular a serem implantados na administração municipal. Na Unidade Descentralizada de Educação Profissional (Udep) do Setor Real Conquista estão matriculados 900 alunos do Bolsa Futuro.

O prédio foi construído pela Agehab e o programa de qualificação profissional foi implantado pela Sectec, que contratou professores e instalou os laboratórios. Com a associação entre o programa de moradia popular e os cursos de qualificação profissional, o Governo de Goiás pretende estimular a fixação dos habitantes no bairro, contribuindo para a inclusão digital, a profissionalização e o aumento da renda no Real Conquista.

Até o final do ano que vem, o Governo de Goiás vai qualificar 500 mil goianos para o mercado de trabalho. Desse total, 200 mil receberão o incentivo financeiro para frequentar as aulas. Os outros 300 mil serão qualificados por meio dos demais cursos de educação profissional da Sectec. Atualmente, 52 municípios possuem unidades de qualificação do Governo de Goiás. A primeira turma de alunos beneficiados pelo programa, com o incentivo, já concluiu as aulas. Cerca de 48 mil alunos participaram do programa. Em 2012 e neste ano, mais de 190 mil alunos fizeram os cursos das duas modalidades.