Campanha identifica 438 portadores da hepatite C

Número foi identificado durante uma semana de campanha

Campanha da ‘Semana Hepatite Zero’ detectou 438 novos portadores do vírus da hepatite C durante exames realizados entre os dias 24 e 30 de julho em São Paulo capital e na Grande São Paulo. Ao todo, foram realizadas 43.902 testagens para a identificação da doença.

Os mutirões, que ofereceram o procedimento de forma gratuita à população, foram realizados em locais públicos e de grande circulação, como terminais rodoviários, estações do metrô e unidades do Poupatempo.

Idealizada pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, a Semana Hepatite Zero é a maior campanha de erradicação da Hepatite C no Brasil e, hoje, atua também em escala internacional, visando identificar e dar suporte aos portadores da doença.

Por meio de um rápido procedimento, é possível diagnosticar a presença ou não dos anticorpos contra o vírus no organismo da pessoa examinada. A partir do momento em que se confirma o resultado positivo, os pacientes recebem as primeiras orientações e são encaminhados a uma unidade da ABPH, onde recebem atendimento gratuito. Caso não haja atendimento na localidade de moradia do paciente, o encaminhamento é para o Centro de Referência e Tratamento (CRT-SUS) mais próximo.