Brasilienses aumentam gastos essenciais durante a pandemia, diz pesquisa

Mercado aumentou a despesa de 74% dos entrevistados do Distrito Federal

A pandemia elevou os gastos habituais dos brasilienses, alguns deles em mais de 70%. Isso é o que aponta a pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, realizada com os usuários da plataforma na primeira quinzena de julho.
Após três meses da decretação da crise sanitária, 24% dos entrevistados informaram enfrentar dificuldades financeiras: 20% tiveram sua receita reduzida e os outros 4%, perderam totalmente sua fonte de renda. O aumento nas despesas com o mercado foi o mais expressivo, 74%. Já as contas de água, luz e gás representaram um peso a mais no bolso de 40% dos usuários do Distrito Federal.
Por outro lado, gastos não essenciais apresentaram queda durante o período do isolamento. Os setores com menor investimento foram: lazer, 70% dos entrevistados afirmaram ter gastado menos; restaurantes, com 60%; transportes, 58% gastaram menos; vestuário, 42% e viagens, com 36% menos aplicações.
Compras online
Com o fechamento do comércio, as compras pela internet ganharam destaque. Mais da metade dos entrevistados aumentou os gastos em plataformas digitais, 56% compraram mais on-line; 26% mantiveram o gasto habitual e somente 18% reduziram o efetivo de compras do gênero na capital.
As categorias privilegiadas foram diversas, as que receberam maior investimento foram: eletrodomésticos, roupas e livros, todos com 22%; eletroeletrônicos (20%); supermercado (16%); produtos de beleza e autocuidado (16%); jogos online e para consoles (14%) e material de construção e/ou decoração (12%).
Pesquisa
O levantamento ocorreu entre os dias 2 e 13 de julho com mais de 2 mil usuários da plataforma Mobills. No recorte regional, o Distrito Federal teve 50 respondentes entre 18 e 60 anos de idade.