Brasília vai sediar os Jogos Universitários Brasileiros, em outubro

A competiçao universitára é a maior da América Latina, são esperado cerca de 4,5 mil estudantes

Brasília sediará a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, conforme foi anunciado nesta quinta-feira (27), durante a cerimônia de lançamento, no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento está previsto para ocorrer entre os dias 10 a 18 de outubro.

Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público, com transmissão virtual. Durante os dias os participantes serão testados para Covid-19. Haverá distribuição de álcool gel e máscaras de proteção, além de aferição de temperatura e da obrigatoriedade de manter o distanciamento social.

Essa é a maior competição universitária da América Latina, com 25 modalidades, 890 instituições de ensino participantes, incluindo paradesporto e jogos eletrônicos.

Estudantes brasileiros vão competir nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, caratê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de quadra, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Destaque para a competição acadêmica, que avalia a produção de conteúdo científico dos alunos.

Já no paradesporto  as competições serão de atletismo, badminton, natação e tênis de mesa. E algumas franquias de esportes completam a lista: Free Fire, League of Legends, Fifa 2021, CS GO, Clash Royale e Poker.

A última edição, em 2019 reuniu mais de sete mil participantes de todos os cantos no Brasil. Neste ano, são esperados cerca de 4,5 mil atletas universitários de todo país.

Durante a cerimônia o vice-governador Paco Britto ressaltou a importância do esporte e da educação na formação de uma pessoa, e celebrou a realização do evento no Distrito Federal. “Brasília será a capital do esporte. O esporte é educação, pois tira as pessoas do mau caminho”.