Brasil tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Segundo o Ministério da Saúde, um caso suspeito está no Ceará e outro em Santa Catarina; um terceiro caso está em investigação no RS

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 30, que o Brasil tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos, um no Ceará e outro em Santa Catarina. Nenhum caso foi confirmado até o momento. De acordo com a pasta, os pacientes seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde.

Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul. “A pasta está em contato com o estado para o monitoramento do caso. A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”, diz em nota.

O ministério afirma que a investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial.

Uma Sala de Situação foi instalada pelo Ministério da Saúde no dia 23 de maio para monitoramento e acompanhamento dos casos no Brasil e no mundo.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Segundo especialistas, a transmissão se dá por contato próximo prolongado, não necessariamente sexual. O vírus pode entrar no corpo humano através do trato respiratório ou pelo contato, direto ou indireto, com fluidos contaminados.

No mundo

A varíola dos macacos vem sendo motivo de preocupação no mundo depois de uma rápida disseminação da doenças em países ocidentais. Dentre as nações que já registraram casos estão Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça e Israel.

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou na sexta-feira, 27, dois casos de varíola dos macacos no País. São os primeiros casos confirmados da América Latina.

A Espanha revelou-se epicentro da doença no mundo.