Boletim diz que, em estado ‘gravíssimo’, 1ª paciente no DF corre risco de morte

Cláudia segue gravíssima, hemodinâmica mantida com vasopressores, mas sem febre

Boletim médico divulgado neste domingo pelo Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) informou que a primeira paciente de coronavírus no Distrito Federal, Cláudia Maria Patrício de Souza Costa da Silva, de 52 anos, encontra-se em estado “gravíssimo, com risco de óbito”. E sem previsão de alta, claro.

Ela fez uma viagem com o marido à Suíça e a Londres e já no dia seguinte após o retorno a Brasília começou a apresentar sintomas da doença, mas somente procurou ajudar média sete dias depois, em 5 de março, quando esteve no Hospital Daher, que a encaminhou imediatamente ao HRAN, hospital de referência.

Segundo o boletim, a paciente segue internada em isolamento na UTI do HRAN e apresentando síndrome respiratória aguda severa, além de comorbidades, como doença pré-existente, que agravam o quadro clínico:

Cláudia, que é casada com o advogado André Luiz Costada Silva, que também apresentou sintomas da doença, “está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e todo suporte técnico-científico”, de acordo com o boletim médico.

E conclui o boletim: “A paciente segue gravíssima, hemodinâmica mantida com vasopressores. Função renal estável, diurese presente. Sedada e sob ventilação mecânica, com piora dos parâmetros ventilatórios. Não fez febre. O quadro é gravíssimo, com risco de óbito e sem previsão de alta.”