Biu adverte que crescimento depende estabilidade fiscal e monetária

É preciso atrair investidores para reconstruir o país, diz ele

O senador Benedito de Lira (PP-AL) disse acreditar que a presidente Dilma Rousseff reconhece a necessidade de buscar soluções para as dificuldades econômicas ao propor medidas de ajuste fiscal e revisão de direitos trabalhistas. Ele afirmou que o modelo baseado em estímulo ao consumo e desoneração de setores da economia tornou-se insustentável, acrescentando que o crescimento econômico de longo prazo depende do compromisso com a estabilidade fiscal e monetária.

O senador alertou para os indicadores negativos de nível de emprego, atividade econômica e balança comercial, e também criticou a falta de uma política de inovação tecnológica que aumente a produtividade.

– Todas essas variáveis demonstram que temos pela frente um momento bastante delicado, que vai requerer uma verdadeira engenharia política, social e econômica para que possamos alcançar a meta do crescimento econômico sustentável, de longo prazo – alertou o senador.

Benedito de Lira disse que é preciso “reconstruir o país” para todos os brasileiros e inspirar a confiança dos investidores. Ele propôs um modelo econômico que estimule a poupança interna e imponha critérios à política de financiamento do BNDES, e chamou o Congresso a contribuir com medidas que recoloquem o país nos “trilhos do desenvolvimento”.